segunda-feira, 5 de julho de 2010

Uma mulher falando de futebol

Peço desculpas por postar meu texto somente agora, mas espero que gostem.

Manhã de 2 de julho de 2010. Meus pais vieram me visitar (até que enfim!), noticiários e programas de entretenimento falando da partida válida pelas quartas-de-final: Brasil e Holanda. O país, assim como eu, ansioso por mais um espetáculo da Seleção Brasileira.

Para o meu espanto, o jogo saiu como eu esperava: Brasil perde para a Holanda e é eliminado de novo nas quartas. A Seleção teve uma atuação segura no primeiro tempo (porém nada muito convincente), mas por erros técnicos e até mesmo primários, deixa o time descontrolado, apático, enfim, irreconhecível no segundo e é derrotada de virada, por 2 a 1, dando adeus à Porto Elizabeth, África do Sul. Durante a partida, os jogadores que já haviam participado de outras Copas, atletas renomados e experientes não tinham o mesmo brilho atuando em seus clubes, ou até, o “pintado” pela mídia, fator este intrigante para muitos.

Se este evento esportivo que move milhões de dólares, que atrai milhares expectadores em todo mundo, que é capaz de parar o nosso país a cada partida, tem alguma finalidade política (como eu suspeito), será que mais uma vez a CBF se deixou levar por uma ‘bolada’, assim como eu acredito que aconteceu em 1998, na França? Será que a ganancia falou mais alto novamente?

Analisem: Dunga como técnico de futebol. Como jogador, não tenho o que criticar, mas onde está a experiência para dirigir uma equipe que deixa fãs por onde passa e que é motivo de inspiração? Estranho não?!

Outro ponto: Durante quatro anos, a Seleção Canarinho brilhou em todas as competições, mesmo com o pedido um tanto curioso de dispensa de alguns atletas, por que na Copa do Mundo foram convocados jogadores que renderiam pouco taticamente? E quanto ao time reserva? Quem poderia substituir à altura e fazer alguma diferença?

Agora, me responda: NÃO É ESQUISITO TUDO ISSO? OU É UMA VISÃO PAUPÉRRIMA DE UMA MULHER QUE NÃO ENTENDE MUITO DE FUTEBOL?

Eu sei que o que eu disse foi mencionado por vários programas esportivos de formas diversas, mas é o que eu realmente vejo. E digo mais: se a Copa tem cunho político mesmo, a equipe campeã será a Espanha (não me perguntem o porquê), para que na edição de 2014, o Brasil possa ser hexacampeão, pois não é por acaso que o nosso país sem tanta estrutura para eventos esportivos (já que é uma das áreas pouco investidas no território nacional) seja sede de uma Copa do Mundo.

Mais uma vez, analisem: Depois de uma triste campanha na África do Sul, agora técnicos experientes e renomados estão sendo cogitados – Felipão, Mano Menezes, Muricy Ramalho, Ricardo Gomes e Leonardo, que exceto Leonardo (técnico do Milan), todos têm uma vasta carreira vitoriosa. Aí, vejo uma entrevista na TV dizendo que “a única certeza que o presidente da CBF Ricardo Teixeira tem é que o próximo treinador precisa ter experiência – para suportar a pressão que um Mundial no Brasil trará – e saber trabalhar com jogadores jovens”, que me deixa ainda mais intrigada. Agora me diz: TEM MAIS CAROÇO NESTE ANGÚ, CONCORDAM? POR QUE SÓ AGORA VÃO ATRÁS DA EXPERIÊNCIA ALIADA A INOVAÇÃO? POR QUÊ? ESTES CARTOLAS ACHAM QUE A TORCIDA BRASILEIRA É BURRA! NÃO É POSSÍVEL! Não estou isentando o Dunga, porque creio que ele tenha sido condecendente com as ‘ordem superiores’, e assim como muitos, eu acredito sim, que ele tenha errado feio da convocação até o esquema tático da Seleção. Portanto, comissão técnica, jogadores e CBF tem sua parcela de culpa diante de um resultado desastroso na África do Sul.

Aff... Encerro aqui, pois eu sei que se eu continuar dizendo tudo que penso, vou misturar a razão e a emoção e quero que fique no ar tudo que acredito realmente.

Aguardem o próximo post!



Legenda da foto: Logomarca da Copa 2010 – Imagem retirada da Internet.

Um comentário:

Anônimo disse...

tudo q vc escreveu eu endosso embaixo.Q bom q tem sempre alguem q escreve o q a gente gostaria de escrever e acaba sem coragem