terça-feira, 29 de junho de 2010

Saudades...

Você pode definir exatamente o que significa?

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar". [Wikipédia]

Mas, para mim é simples. É estar longe e sentir vontade de voltar, é estar perto e querer parar o tempo. Isto resume exatamente o que é saudade em minha vida.

Ao lerem, eu tenho a certeza de que dirão: “Lá vem ela com o sentimentalismo”. Eu já imagino, só em redigir este texto. Porém, invertam a situação: idealizem que saíram de casa para tentar uma vida nova e que para isso teve que deixar muitas pessoas importantes para trás, pois quando sai de casa era quase a seguinte letra da canção interpretada pela banda Titãs, Fuga II, “Hoje vou fugir de casa, vou levar a mala cheia de ilusão...”. E foi assim, cheia de sonhos que sai para viver algo inovador.

Eu esqueci de avaliar as dificuldades, só foquei nos resultados. E, agora eu sei que nada nesta vida é fácil, principalmente quando se começa uma vida sozinha. Adaptações, novos contatos, busca por emprego, situações embaraçosas... Tudo isso tenho vivido nestes cinco meses longe de casa e até mencionei algumas coisas neste blog. Aqui já fiz amigos que posso dizer que é para a vida inteira, mas também, me machuquei com alguns. É... A vida é assim, cheia de oscilações.

Ah... Como eu daria tudo para que eu pudesse ter novamente o colo dos meus pais, aquela comida feita com carinho, as rusgas com meu irmão, as implicâncias com meus cachorros, as aventuras com o TRIO DA GRAÇA (não vou explicar o que é e muito menos quem são – risos), além de alguns amigos que se tornaram irmãos ao decorrer da vida. Mas, eu sei que fiz uma boa escolha, afinal, ganhei a chance de viver um amor intenso, de ser agraciada em adquirir pessoas bondosas e que me ensinam a cada dia, até a oportunidade em ir aos cultos evangélicos e redescobrir coisas maravilhosas através da fé. E com isso, eu não penso em voltar atrás, mesmo sentindo tanta falta de cada um deles. Eu só preciso de forças para suportar a dor da saudade, que me faz chorar todas as noites, momentos antes de dormir.

Sim, eu confesso. Choro todas as noites até adormecer. Mas, ao raiar do dia, recupero as energias para encarar mais um dia de trabalho, e porque não de luta por dias melhores. Afinal, eu creio que o ‘sol nasce para todos’ e apenas aqueles que valorizaram cada passo saberão contemplar o sabor da conquista e satisfação pessoal. E eu tenho plena certeza, que este dia chegará e eu terei muito mais que agradecer.

Espero ter atingido meu objetivo. Através das palavras dizer que a saudade me machuca, mas, lutar por um sonho faz da minha vida algo que valha a pena.

“Tudo nesta vida vale a pena
  Se a alma não é pequena”
   Fernando Pessoa

Um comentário:

Anônimo disse...

só quem sente saudade,é quem vive. pq quem vive sente saudade de alguem ou de alguma coisa do passado. oh bendita saudade que nos faz sorrir , ou sofrer, mas q ninguem vive sem ela