quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Eleições 2010

As eleições de 2010 onde será escolhido por votação o novo presidente da República, além dos governadores dos 26 estados (e do Distrito Federal) e os representantes da população nas Assembleias Legislativas, na Câmara dos Deputados, no Senado Federal acontecerão no dia 3 de outubro.

Infelizmente, não participarei deste sufrágio universal. Com a minha mudança de cidade/estado e sem definição de onde residiria, eu não transferi meu título e não conseguirei estar na minha terra natal para tal realização. Terei de justificar meu voto. Mas, não é por isso que deixarei de acompanhar as campanhas dos candidatos aos cargos que representam a sociedade.

Verifico nos veículos de comunicação, a jornada de cada um e faço questão de assistir ao Horário Eleitoral Gratuito, popularmente conhecido por Horário Político. E por estar no Paraná, acompanho o plano de governo de cada um. São momentos como este que acredito fincar minhas raízes por aqui.

Notei algumas coisas após as entrevistas no Jornal Nacional em relação aos principais candidatos à Presidência da República:

Dilma Rousseff - PT

Mulher de pulso firme, de personalidade forte. Foi o que senti enquanto Ministra da Casa Civil, braço direito do atual presidente Lula. Tem suas experiências na área política, mas ainda a sinto perdida, talvez, não preparada para aguentar certos questionamentos, como por exemplo, a questão de alianças políticas com pessoas sob suspeitas no olhar da sociedade (Renan Calheiros, Jader Barbalho, família Sarney e até Fernando Collor de Melo. Não fiquei satisfeita com a resposta dela, bem como a resposta do crescimento do Brasil em relação ao Uruguai e Bolívia. Então surge uma pergunta: Será que ela terá como tutor o Lula caso seja eleita, a ponto de continuar com os mesmos idéias do presidente?

Marina Silva – PV

Sinto que ela seja uma pessoa simples. É preocupada com as questões que valorizo muito: meio ambiente, assim, como muitos do seu partido. Não tem aliança política, mas acredita que se eleita, conseguirá aliados para um bom governo. Neste ponto de sua entrevista, senti algo contraditório, como se não quisesse se comprometer agora. Ela tem consciência dos problemas sociais, de ordem econômica e infraestrutura. Achei convincente! E espero que caso seja eleita, ela não esqueça desses fatores, pois governar um país é necessário se preocupar com todas as áreas carentes de melhores serviços.

José Serra – PSDB

Ele é inteligente. Mas, não gosto da campanha dele. Ele vive “atacando” a Dilma ao invés de trabalhar seus ideais. Quanto à entrevista, se alguém entendeu 100% do que ele respondeu, por favor, me explique, pois as informações estavam perdidas. Ele fez muito por São Paulo, mas caso seja eleito, que ele não cometa os mesmos erros e não permita na Educação a questão da Progressão Continuada. Já a aliança com o PTB, que tem como presidente Roberto Jefferson, é um show a parte.

Plínio de Arruda Sampaio – PSOL

Não gostei de nada que ele disse. A plataforma de governo, não me convence em nada. Quando disse sobre a economia, assim, como o repórter Tonico Ferreira, eu temo que desorganize todo o sistema econômico do país.

Quanto aos candidatos ao governo do Paraná, não tenho muito que dizer, pois estou os conhecendo agora. Mas, pelo que senti, vai dar uma briga boa entre Beto Richa do PSDB e Osmar Dias do PT.

Mesmo com todos estes dizeres e sendo apaixonada por política, eu tenho muito que aprender ainda.

Até o próximo post!

IMAGEM RETIRADA DA INTERNET.

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito da sua opinião sobre os candidatos , garntoq é opinião de muitos eleitores.Espero q a minha candidata Dilma segue a mesma linha do Lula e leve o Brasil mais além. Parabéns pelo seu comentario.

Edna

Anônimo disse...

Oi Linda,
Muito bacana a notícia. Eu acho que deveríamos continuar com o PT. Eles podem ter seus defeitos mas o país tem crescido muito e aqui na Europa o Brasil cada vez melhora mais a imagem do país e isso, querendo ou não devemos ao Lula. Nossa país já é considerado um país energente, inclusive, muitos empresários europeus acreditam que se o governo continua a atuar assim será uma das maiores potencias mundiais.
Espero te colaborado com minha opinião