segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Televisão brasileira: 60 anos

Ontem, vi comerciais, homenagens de artistas aos 60 anos da Televisão Brasileira. Achei interessante o tema e resolvi escrever a respeito.

Eu não acompanhei a época em que toda programação era ao vivo, muito menos assisti tele-teatro ou até mesmo os grandes musicais que apresentavam talentos como Elis Regina, bem como, não tive a chance de conhecer a TV Tupi. Só tenho ciência disso devido aos documentos históricos ou reapresentações, como a Família Trapo que tinha um humorista muito conhecido, Ronald Golias. E o que era transmitido em preto e branco, hoje é colorido e em alta definição, graças ao avanço da tecnologia.

Sou da Era da TV e do vídeo-game Atari. Eu vi a TVS se transformar em SBT, conheci a extinta Rede Manchete e assisti novas emissoras no ar.

Assim como todo mundo, eu tenho programas que marcaram a minha vida: Xou da Xuxa – era mágico ver a nave da Rainha dos Baixinhos, Os Trapalhões (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias encantaram várias faixas etárias), desenhos animados como She-Ra, He Man, Thundercats, Ursinhos Carinhosos… Ufa! Foram tantos desenhos! Assistia também os seriados japoneses – Jaspion, Jiraya, Changeman, Flashman…

No Mundo da Lua (com Lucas Silva e Silva), Glub Glub!, X-Tudo, Rá-Tim-Bum, Mariane, Mara Maravilha, Bozo, Vovó Mafalda, e até a novela mexicana Carrossel (com Laura, Cirilo, Maria Joaquina, Professora Helena e companhia) marcaram minha infância.

Como uma apaixonada pela TV, eu assistia também programas de auditório: Qual é a Música?, TV Animal, Passa ou Repassa, Bolinha, Chacrinha, Sabadão Sertanejo, Viva a Noite, Faustão, tiveram a sua importância.

Na adolescência, eu via Hebe, Programa Livre, Planeta Xuxa. Os seriados Anos Incríveis, Confissões de Adolescência, Sandy e Junior, Chaves e Chapolin. Via muitos programas humorísticos como a Escolinha do Professor Raimundo, Escolinha do Golias, A Praça é Nossa, Sai de Baixo, Sob Nova Direção, entre outros.

Vi muitas novelas também. A Viagem, Por Amor, O Clone, Quatro por Quatro, América, Laços de Família, Senhora do Destino, O Cravo e a Rosa, Sete Pecados, Duas Caras - todas da Rede Globo. Assim como assisti: Fascinação, Pérola Negra, Chiquititas e a invasão mexicana Maria do Bairro, A Usurpadora – SBT; Uma Louca Paixão, Vidas Cruzadas, Ana Raio e Zé Trovão (Record); Pantanal na extinta Rede Manchete e reapresentada no SBT. Foram tantas telenovelas que não caberia uma lista aqui.

Programas nasceram e estão até hoje na telinha, outros por um motivo qualquer não são mais exibidos, e a moda agora são os Reality Shows: Big Brother Brasil, No Limite, A Casa dos Artistas, A Fazenda, Hipertensão ajudam as pessoas a ingressar na fama instantânea, e viram assunto de bar, transporte coletivo e diversos lugares.

Porém, além do entretenimento fornecido, a TV é um canal de informação, dita moda, conceitos. Graças à linguagem da televisão e a sua imagem, nós temos a oportunidade em saber o que acontece no Brasil e no Mundo. Ela exerce tamanha influência que nos auxilia a eleger um Presidente e a retirá-lo do Poder, como foram nos casos de Lula e Fernando Collor respectivamente, assim como, transmitem notícias factuais, outras que mexem com a opinião pública ou que comovem uma geração: A morte de Ayrton Senna, do grupo Mamonas Assassinas, Renato Russo, Daniela Peres, o jovem paraense de 14 anos que tomou pela primeira vez iogurte, as crianças que faziam dos ossos humanos brinquedos, a destruição das Torres Gêmeas, o tremor no Haiti, os mineiros soterrados no Chile, os deslizamentos de terra no Brasil, SC Urgente, entre tantas outras reportagens.

Dentre as lembranças de uma vida inteira, note que um programa, uma novela, uma reportagem sempre estará entre seus relatos. Aqui transcrevi o que acompanhei, e que além do que eu via na telinha, tinha todo um cenário em torno da televisão: eram meus avós ao meu lado, meus pais e meu irmão, primos e amigos, namorados… Tudo teve o seu momento.

E para você, quais foram (ou são) os programas que fizeram parte da sua história?

Até o próximo post!

Um comentário:

Anônimo disse...

realmente parabéns pelos 60 anos de tv no brasil, foram programas marcantes q nos trazem muitas lembranças,novelas, filmes, programas humoristicos, festivais , desenhos,e q me da mais saudade é o programa da jovem guarda feito pelo roberto carlos, meu idolo, parabens paula pela lembranças adorei o texto e naveguei junto com vc.