segunda-feira, 19 de abril de 2010

Deficiências…

“Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde.” Fonte: Wikipédia.

Este assunto é delicado e o preconceito existe. De alguns anos para cá, eu venho acompanhando nas telenovelas as abordagens sobre as deficiências. Lembro da novela global Laços de Família, com o personagem de Flávio Silvino, Paulo. Filho de Miguel (Tony Ramos) sofre de certo retardo por causa de um acidente de carro, no qual a sua mãe faleceu, e realiza um exaustivo trabalho de recuperação. Vi também a novela Caras e Bocas, que relatava em uma personagem a deficiência visual, a atriz Danieli Haloten, que interpretará Anita, a irmã de Malvino Salvador na trama. Agora, em Viver a Vida eu vejo as dificuldades em recomeçar como cadeirante e os depoimentos no final de cada capítulo de cada história de vida surpreendente.

É sobre isso que gostaria de argumentar. Que show de interpretação que a atriz Aline Moraes (Luciana) dá a cada capítulo! E a Lilian Cabral (Tereza)? Que mãe é aquela? Que garra! Que espírito de luta ao lado da filha.

Nós vemos alguns aspectos na vida da Luciana, que não existe na vida dos deficientes físicos das pessoas com menos condições de renda e mesmo assim, lutam para sobreviver. E pensando neste ponto, eu creio que está na hora de que os governantes façam algo pelos deficientes e não contar apenas com iniciativas de cidadãos que batalham por melhorias na qualidade de vida, pois não são todos os municípios que são arquitetados com meios de locomoção para os deficientes. Achei o máximo quando vi nas ruas de Maringá – PR, rampas de acesso às calçadas, transporte coletivo com espaço para cadeirantes e com degraus que facilitam a entrada no ônibus. Ao contrário de Jaboticabal (SP), minha terra natal, que mal tem calçadas com condições para andar.

Encerrando meu comentário pela belíssima atuação e minha indignação por melhorias para todos, deixarei um link com uma cena da novela Viver a Vida, quando a Luciana recebe a notícia de que está tetraplégica. Isso marcou muito na trama.


Até meu próximo post!

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns pela materia. valorizar os deficientes é valorizar a vida