sábado, 27 de março de 2010

Renato Russo

Neste sábado, 27 de março, o cantor e ex-vocalista da Legião Urbana, Renato Russo completaria 50 anos. Este ícone liderou um dos maiores movimentos musicais do Brasil e ajudou a dar cara ao rock nacional com sua atitude por meio de suas letras e poesias.

Morto em decorrência de Aids em 11 de outubro de 1996, Renato Russo deixou seus fãs com 36 anos com uma carreira musical produtiva. Gravou mais seis discos - quatro com a Legião Urbana e dois solos - e até hoje tem novos lançamentos. O que mais me dói, foi a perda de um ídolo no dia do meu aniversário.
Não é fácil falar dele sem me envolver emocionalmente. Na minha adolescência, eu aprendi a ouvir suas canções e ainda uma de suas músicas foi tema de documentário em meu último ano de faculdade - “Geração Coca-Cola”.

Eu gostava de sua irreverência no palco, de sua coragem ao falar tudo que acreditava tanto na vida quanto por meio de suas canções… Nossa! Era incrível! A música “Pais e Filhos” é um hino da minha geração.

Álbuns (trecho retirado da Internet)

Em vida, Renato Russo lançou sete álbuns de estúdio com o grupo: Legião Urbana (1984), Dois (1986), Que País É Este (1987), As Quatro Estações (1989), V, (1991), O Descobrimento do Brasil (1993) e A Tempestade (1996). A coletânea Música Para Acampamentos (1992) saiu em disco duplo, com diversas gravações ao vivo.

Dois álbuns solos também chegaram às lojas: The Stonewall Celebration Concert (1994) e Equilibrio Distante (1995) - o primeiro gravado com músicas em inglês e o segundo em italiano, vendendo mais de 1 milhão e 250 mil cópias.

Sua discografia póstuma é ainda maior: com a Legião, no ano seguinte a sua morte, foi lançado Uma Outra Estação (1997), só com músicas inéditas, a coletânea Mais do Mesmo (1998) e três álbuns ao vivo - Acústico MTV (1999), Como É que Se Diz Eu Te Amo (2001) e As Quatro Estações Ao Vivo (2004).

Na carreira solo, o lançamento de O Último Solo (1997) foi seguido de três coletâneas de sucessos e mais três álbuns: Presente (2003), O Talento de Renato Russo (2004), O Trovador Solitário (2008) e em abril chegas às lojas o disco Duetos (2010), todos com algumas faixas inéditas.

Veja uma apresentação do Renato Russo, enquanto vocalista da Legião Urbana cantando Monte Castelo. Fonte: Youtube. http://www.youtube.com/watch?v=AKqLU7aMU7M&feature=related
 
Foto: Retirada da Internet.
 
Até o próximo post.

Um comentário:

Anônimo disse...

amei o texto e com isto aprendi muita coisa sobre ele. Obrigada